O sonho de todo empresário é ter uma equipe de alta performance e isto não é uma utopia, é uma realidade para várias empresas brasileiras. Alguns pontos devemos analisar: A minha empresa é atrativa? Consigo reter o profissional de alta performance? Meu negócio é estimulante e desafiador para meus colaboradores?
Podemos comparar a empresa com uma equipe esportiva, os melhores atletas não querem jogar em equipe de “várzea” , precisam ser dirigidos por treinadores competentes, habilidosos, que conseguem tirar o melhor de cada um… Alguns pontos para começar uma transformação:
- Trace o perfil do profissional ideal para cada função de seu negócio.
- No processo de recrutamento e seleção seja dedicado como um garimpeiro, faça o candidato lutar muito pela vaga para que ele possa valorizar a empresa, não crie expectativas que não serão cumpridas e ofereça perspectiva ao candidato.
- O Treinamento introdutório é uma ferramenta que deve ser bem utilizada, o profissional deve conhecer a história da empresa, missão, visão e valores da empresa, organograma, principais clientes… para que ele desenvolva logo de princípio uma visão sistêmica do negócio.
- Desenvolva na empresa o hábito de reuniões periódicas e bem estruturadas, observo no meu dia a dia que 80% das empresas não realizam reuniões com as equipes de trabalho, e quando realizam, não cumpre o papel de informar, corrigir e motivar os profissionais. Toda reunião deve ter horário para começar, para terminar, pautas previamente definidas e ser conduzida por uma pessoa habilidosa e firme. Uma reunião bem estruturada é um “mini treinamento”.
- Crie a cultura da transparência em sua empresa e dê liberdade para sua equipe contribuir com críticas/sugestões, assim você elimina o corporativismo, a conivência e muitas interpretações equivocadas.
Boa semana a todos!